Jack Responde: Por que a pipoca estoura?
Olá queridos leitores e queridas leitoras,
Hoje trago a resposta para a pergunta da minha colega Lara Soares, que ficou curiosa com o fato da pipoca estourar. Para me ajudar, chamei a professora do curso de Engenharia de Alimentos Jéssica Ferreira Rodrigues que gentilmente me explicou direitinho.
Por que a pipoca estoura?
Por Jéssica Ferreira Rodrigues (jessica.rodrigues@ifmg.edu.br)
A pipoca é elaborada a partir de uma variedade especial de milho, que explode quando aquecido. Mas por que ela estoura?
O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) possui duas características especiais que favorecem a sua transformação em pipoca: o percentual de água no interior do grão (em torno de 15%) e uma casca dura e resistente.
Assim, quando aquecemos o milho de pipoca, a temperatura em seu interior é elevada, fazendo com que a água entre em ebulição e passe para o estado de vapor. No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. Assim, a pressão exercida pelo vapor d´água e pelo amido consegue romper a dura casca do milho, fazendo com que o amido solidifique-se e transforme-se em uma espuma branca – a pipoca que comemos.
Mas por que nem todo milho vira pipoca?
Alguns grãos, mesmo quando submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca – conhecidos como piruá. Isso ocorre em razão da quantidade insuficiente de água no interior do grão ou devido à presença de fissuras na casca que permitem a saída do vapor.
Depois desta explicação, convido vocês a fazerem e saborearem uma deliciosa pipoca! Se ficou com alguma dúvida, escreva para ifmgcomciencia.bambui@ifmg.edu.br. Até a próxima!
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.