Sexta, 13 Agosto 2021 14:34

Jack Responde: Por que a pipoca estoura?

Desenho do personagem jacaré Jack , mascote do IFMG Campus Bambuí, sentado em uma almofada em frente à televisão comendo pipoca enquanto assiste um filme.  Desenho do personagem jacaré Jack , mascote do IFMG Campus Bambuí, sentado em uma almofada em frente à televisão comendo pipoca enquanto assiste um filme. Ilustrado por Amanda Iamaguchi

Olá queridos leitores e queridas leitoras,

Hoje trago a resposta para a pergunta da minha colega Lara Soares, que ficou curiosa com o fato da pipoca estourar. Para me ajudar, chamei a professora do curso de Engenharia de Alimentos Jéssica Ferreira Rodrigues que gentilmente me explicou direitinho.

Por que a pipoca estoura?

Por Jéssica Ferreira Rodrigues (jessica.rodrigues@ifmg.edu.br)

A pipoca é elaborada a partir de uma variedade especial de milho, que explode quando aquecido. Mas por que ela estoura?

O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) possui duas características especiais que favorecem a sua transformação em pipoca: o percentual de água no interior do grão (em torno de 15%) e uma casca dura e resistente.

Assim, quando aquecemos o milho de pipoca, a temperatura em seu interior é elevada, fazendo com que a água entre em ebulição e passe para o estado de vapor. No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. Assim, a pressão exercida pelo vapor d´água e pelo amido consegue romper a dura casca do milho, fazendo com que o amido solidifique-se e transforme-se em uma espuma branca – a pipoca que comemos.

Mas por que nem todo milho vira pipoca?

Alguns grãos, mesmo quando submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca – conhecidos como piruá. Isso ocorre em razão da quantidade insuficiente de água no interior do grão ou devido à presença de fissuras na casca que permitem a saída do vapor.

Depois desta explicação, convido vocês a fazerem e saborearem uma deliciosa pipoca! Se ficou com alguma dúvida, escreva para ifmgcomciencia.bambui@ifmg.edu.br. Até a próxima!

Última modificação em Quinta, 20 Outubro 2022 19:00