Uma plataforma do IFMG para expansão dos negócios no mercado internacional
Por Bruno Pellizzaro Dias Afonso (bruno.afonso@ifmg.edu.br);
Laura Beatriz Lourenço (laurabeatriz208@gmail.com);
Ana Paula de Melo Gonçalves (anapaulagoncalves.meloo@gmail.com);
Stéfani Cristina Barbosa Martins (stefanimartins2003lrrs@gmail.com);
Michelle de Oliveira Santos (olsnmichelle@gmail.com).
Países com dimensões territoriais e população bem inferiores às do Brasil, como Hong Kong e Cingapura, encontraram na globalização das suas economias a energia propulsora do desenvolvimento. De fato, os Tigres Asiáticos (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), alcançaram acelerado desenvolvimento industrial e econômico apoiado em um modelo preponderantemente exportador.
O Brasil possui um enorme mercado interno que tem sustentado o desenvolvimento da economia. Entretanto, com o crescimento notável do comércio internacional, novas portas se abriram às empresas para expansão de mercados, aumento das receitas e lucros, e incremento da competitividade. Para o país, as exportações proporcionam um motor para o desenvolvimento econômico, promovendo o ingresso de divisas e a geração de emprego e renda. Assim, a atuação sistemática no mercado internacional proporciona uma via de crescimento para as empresas e para o país.
Com o objetivo de fomentar a cultura exportadora nas áreas de atuação do IFMG e apoiar as empresas para o ingresso no mercado internacional, foi instituído o Núcleo de Apoio à Exportação – NAEx no Campus Bambuí do IFMG. A proposta se justificou nas frentes acadêmica, de mercado e social, proporcionando oportunidades de negócios para a comunidade empresarial, por meio do alinhamento da tríade da educação de qualidade: ensino, pesquisa e extensão.
Dentro desta perspectiva, foram realizados um Projeto de Pesquisa e um Projeto de Extensão. Este último, denominado “Capacitação em Internacionalização: As exportações como forma de desenvolvimento regional de Bambuí-MG”, que ofereceu para as empresas do centro-oeste de Minas Gerais capacitação para o comércio exterior, disponibilizando e-Books sobre exportação direta e indireta elaborados pela equipe do NAEx.
Por meio do Projeto intitulado “Pesquisa Aplicada à Internacionalização: Estudos e Perspectivas dos Arranjos Produtivos nos 18 campi do IFMG”, foram elaborados estudos em cada um dos municípios sede do IFMG, investigando o “Perfil e Oportunidades de Exportações dos Municípios”, a “Identificação de Mercados Internacionais” e a “Prospecção de Clientes Internacionais”. A figura abaixo apresenta um panorama dos estudos que foram realizados.
Como resultado do estudo, para cada município sede do IFMG, foram identificados: a população, as receitas com a exportação, os principais produtos exportados e os principais mercados internacionais, como mostram as Tabelas 1 e 2.
Tabelas 1 - Populações e exportações em 2020 dos municípios sede do IFMG.
Tabela 2 - Principais exportações e mercados internacionais dos municípios sede do IFMG.
Para cada município foi elaborado um panorama do mercado internacional, que inclui os principais concorrentes, os principais mercados internacionais, as empresas compradoras e a tarifa de importação do principal produto no país importador. Outras pesquisas ad hoc podem ser realizadas sob encomenda da comunidade empresarial e acadêmica, tais como certificações para exportação, embalagens, rotulagens, modais de transporte e canais de distribuição no exterior.
A plataforma para a conquista do mercado internacional, visando o desenvolvimento das exportações dos municípios, em um primeiro momento irá beneficiar 18 municípios. Em uma segunda etapa o apoio do NAEx será estendido para a região do Centro-Oeste de Minas.
O NAEx conta com uma equipe especializada, formada pelos professores Bruno Pellizzaro, Marcos Farias e André Coelho e as estudantes Ana Paula Gonçalves, Laura Beatriz Lourenço, Michelle Oliveira e Stéfani Martins. Visite o NAEx em sua página do Instagram!
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.