Quinta, 08 Agosto 2024 17:22

Jack Responde: Quantas espécies de bois existem e quais as suas características?

Imagem do mascote jack questionando quantas espécies de bois existem e quais as suas características. Imagem do mascote jack questionando quantas espécies de bois existem e quais as suas características. Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

No texto desta semana estaremos respondendo a uma pergunta enviada por um leitor que gostaria de saber quantas espécies de bois existem e quais as suas características! Para nos ajudar a responder, contaremos com a colaboração da nossa prezada professora Cândice, do curso de Medicina Veterinária do IFMG-Bambuí.

Quantas espécies de bois existem e quais as suas características?

Por Cândice Mara Bertonha (candice.bertonha@ifmg.edu.br)

Os animais são classificados de acordo com suas características em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Resumidamente, existe dentro da família Bovidae, a subfamília Bovinae, que possui diversos gêneros, que incluem boi e búfalo, e animais que não habitam o Brasil, como bisão, iaque, elande e cudo.

O boi doméstico possui origem de um bovino selvagem extinto em 1627, que habitou a Europa, Ásia e Norte da África, chamado auroque (Figura 1). Acredita-se que o auroque viveu mais de 300 mil anos, chegando a medir até três metros e pesando até uma tonelada e meia. O auroque e o boi possuem em comum a família Bovidae, a subfamília Bovinae, o gênero Bos e até o momento são classificados como as espécies Bos primigenius e Bos taurus, respectivamente.

Boi1

Figura 1: Auroque, o ancestral do bovino doméstico.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auroque#/media/Ficheiro:Aurochs_reconstruction.jpg

Atualmente existe apenas uma espécie de boi doméstico (Bos taurus), utilizada para produção de carne e/ou leite. É comum a confusão entre os termos espécie e raça, então é importante entender a classificação biológica para diferenciá-los, pois espécie é o grupo de indivíduos que se reproduzem entre si, enquanto raça é o conjunto de indivíduos da mesma espécie, com características semelhantes herdáveis. A espécie Bos taurus é subdividida nas subespécies Bos taurus taurus (gado europeu ou taurino) e Bos taurus indicus (gado zebuíno), que apresentam muitas diferenças entre si (Tabela 1). No total, são aproximadamente mil raças da espécie Bos taurus distribuídas mundialmente.

Boi2

Tabela 1: Diferenças entre gado zebuíno e taurino.
Fonte: https://www.brazilbeefquality.com/bovinos-e-suas-evolucoes/

Os animais das raças europeias ou taurinas (Bos taurus taurus) não possuem cupim, apresentam boa conversão alimentar e alta produtividade, mas são sensíveis ao clima tropical. No Brasil são criados animais da raça Holandesa (Figura 2), Jersey, Aberdeen Angus, Hereford, entre outras.

Boi3

Figura 2: Touro da raça Holandesa.
Fonte: https://altagenetics.com.br/noticias/leite/nova-prova-de-leite-importado-coloca-touros-da-alta-entre-os-destaques

De uma maneira geral, animais de raças zebuínas (Bos taurus indicus) são considerados rústicos, apresentam cupim e são mais resistentes ao calor, umidade, endoparasitas e ectoparasitas, como o carrapato. Alguns exemplos das raças criadas no Brasil são Nelore (Figura 3), Gir, Brahman, Guzerá e Tabapuã.

Boi4

Figura 3: Touro da raça Nelore.
Fonte: https://loja.crvbrasil.com.br/semen/touros-de-corte-zebu/nelore-mocho/sedutor-col-nelore-mocho?variant_id=1269

E ainda existem os cruzamentos entre raças de subespécies diferentes ou não, que buscam otimizar as características desejáveis de cada raça. A raça Girolando (Figura 4), resultante do cruzamento entre as raças Gir e Holandesa em diferentes graus de sangue, é responsável por 80% da produção de leite do Brasil e possui alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade.

Boi5

Figura 4: Touro da raça Girolando 5/8.
Fonte: https://loja.crvbrasil.com.br/semen/touros-de-leite-zebu/girolando-58/medalha-girolando-5/8?variant_id=1001

A raça Aberdeen Angus (Figura 5) tem sido amplamente utilizada em cruzamentos com outras raças, objetivando a produção de carne premium, devido a taxa de conversão alimentar eficiente, além de apresentar precocidade, fertilidade e habilidade materna. O sêmen desta raça é um dos mais vendidos no Brasil, juntamente com sêmen da raça Nelore, que também é utilizada para a produção de carne, principalmente por sua rusticidade, ossatura leve, robustez, com adaptação ao clima quente do Brasil e às pastagens escassas. O cruzamento entre as raças Aberdeen Angus e Nelore está amplamente difundido no Brasil.

Boi6

Figura 5: Touro Aberdeen Angus.
Fonte: https://loja.crvbrasil.com.br/semen/touros-de-corte-europeu/aberdeen-angus/barragem-aberdeen-angus?variant_id=493

Há diversas raças e uma infinidade de cruzamento entre elas. A escolha da raça e cruzamento dependerá da finalidade, sistema de produção, ambiente e aspecto financeiro do produtor, dentre inúmeros fatores. Para um melhor entendimento deste assunto há vários materiais na internet de raças destinadas ao leite (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65294/1/CT-98-Racas-e-tipos-de-cruzamentos.pdf) e carne (https://www.bibliotecaagptea.org.br/zootecnia/bovinocultura/livros/RACAS%20DE%20BOVINOS%20DE%20CORTE.pdf) .

Última modificação em Quinta, 08 Agosto 2024 17:56

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.