Quinta, 15 Agosto 2024 16:32

SUPLEDOG - Suplemento alimentar para queda de pelo em cães de médio porte

Imagens do suplemento produzido para queda de pelos de cachorro. Imagens do suplemento produzido para queda de pelos de cachorro. Próprios autores.

Por: Daniel Victor Nogueira Alexandre, Amanda Camilo Graciano e Luiz Carlos Machado

Na disciplina “Nutrição de não ruminantes” do IFMG – Campus Bambuí, os estudantes aprendem e são estimulados a desenvolverem suplementos vitamínicos e minerais para animais. Neste contexto, o estudante de graduação em Zootecnia Daniel Victor teve a brilhante ideia de buscar uma alternativa para cães com queda de pelo. Há que se salientar que há muita dificuldade na administração de suplementos e medicamentos via oral para cães e que as soluções deveriam estar associadas com a praticidade e elevada aceitação pelo animal.

Inicialmente foram meses buscando se elucidar melhor todo o processo de formulação bem como os corretos níveis a serem trabalhados. Se estabeleceram níveis de zinco, cobre, vitamina A, vitamina E, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, ácido fólico, cianocobalamina e colina conforme as sugestões do Guia Nutricional para Cães e Gatos da ABIMPET. Porém, o mais complexo seria o desenvolvimento de algo mastigável, que os cães pudessem ingerir de forma voluntária. Além disso era importante também colocar a quantidade exata das fontes de vitaminas e minerais, o que nos obrigou a buscar um laboratório de manipulação para entregar as mesmas quantidades que foram calculadas, sendo estas substancias adicionadas posteriormente à massa de tablete desenvolvida. A partir daí se buscou a melhor textura, sabor, coloração, visando maior aceitação.

Os ingredientes para composição do produto foram cuidadosamente escolhidos, sendo utilizados a farinha de linhaça, colágeno, condimento calabresa, emulsificante tripolifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio e sal refinado. O resultado foi um tablete mastigável de 200 mg para cães de até 15 kg, sendo então apresentado, em 2023, na XX Feira de Inovação e Produção Acadêmica (FIPA) do IFMG – Campus Bambuí, logrando ser o trabalho mais popular através de enquete realizada durante o evento.

O próximo passo importante no desenvolvimento deste produto será o teste com animais, observando características relacionadas à pelagem. Contudo, isto é assunto para um novo trabalho de conclusão de curso ou projeto de pesquisa.

Última modificação em Quinta, 15 Agosto 2024 16:36