Quinta, 02 Fevereiro 2023 19:04

Jack Responde: No vinho do Porto é usado conhaque? Qual seria a finalidade do conhaque neste vinho?

Jack com uma taça de vinho do porto degustando uma pizza saborosa. Jack com uma taça de vinho do porto degustando uma pizza saborosa. Amanda Iamaguchi

Olá amigos!

Nesta semana estaremos respondendo uma pergunta da leitora Emilly Castro, que gostaria de saber se no famoso vinho do Porto há alguma mistura envolvendo conhaque. Para responder a essa pergunta, contamos com a colaboração do meu amigo Ricardo Monteiro Corrêa, que é professor de Fruticultura, Cultura de Tecidos e Agroecologia do IFMG campus Bambuí. 

No vinho do Porto é usado conhaque? Qual seria a finalidade do conhaque neste vinho?

Por Ricardo Monteiro Corrêa (ricardo.correa@ifmg.edu.br)

A bebida alcoólica denominada Vinho do Porto é desenvolvida na região do Douro em Portugal (região norte do país) e é um tipo especial de vinho elaborado a partir da fermentação de uvas e contendo uma graduação alcoólica maior que os tradicionais vinhos. Nesta região há paisagens exuberantes onde a Unesco a classificou como patrimônio da humanidade.

Este tipo de bebida é muito apreciada em alguns países como Inglaterra e França e geralmente é consumida após as refeições, em pequenas quantidades ou também em dias muito frios. Não é um tipo de bebida muito apreciada pelos brasileiros, por isso o consumo ainda é pequeno comparado a outros países.

O vinho do Porto é um vinho licoroso (forte e doce) e enriquecido com álcool, o que faz ele possuir graduação alcoólica em torno 19 a 22%. O sabor diferenciado deste vinho é devido a fermentação parcial do mosto de uvas, onde após 3 dias de fermentação, a mesma é interrompida pela adição de aguardente vínica (conhaque de vinho), onde ocorre morte das leveduras.

Desta forma, o açúcar residual da uva não é fermentado e prevalece no vinho tornando-o doce e alcoólico devido a fortificação com álcool.

Imagem vinho Easy

Região de Douro (Portugal), onde há vinhedos para produção do vinho do Porto.
Fonte: Pixabay

Última modificação em Quinta, 02 Fevereiro 2023 19:52

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.