JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 414
Quarta, 16 Novembro 2022 18:29

O Princípio da Casa dos Pombos

Ilustração do princípio da casa dos pombos, há mais pombos que casas. Ilustração do princípio da casa dos pombos, há mais pombos que casas. Canva

Por Letícia Alves da Silva (leticia.alves@ifmg.edu.br); Marcos Alves de Farias; Samuel Leandro Fonseca Amaral; Wesley Isidoro de Paula.

Existem afirmações que, embora pareçam triviais, nos levam a conclusões bastante interessantes. Neste texto, discorreremos sobre uma delas.

Comecemos com algumas perguntas. Qual é a letra inicial do seu nome? Na sua sala de aula há (ou havia - caso já tenha se formado) alguém cujo nome também comece com a letra inicial do seu nome? Ou ainda: Existem pelo menos duas pessoas cujos nomes comecem com a mesma letra?

Se em sua sala de aula há mais de 26 alunos, a resposta para a última pergunta certamente foi “sim”. Como podemos saber disso? A resposta é dada pelo Princípio da Casa dos Pombos, também conhecido como Princípio das Gavetas de Dirichlet.

Este princípio afirma que “se n+1 pombos devem ser postos em n casas, então pelo menos uma casa irá conter mais de um pombo”.

Note que, ao pensarmos nas 26 letras do alfabeto como n = 26 casas, havendo 27 ou mais alunos e, portanto, 27 ou mais nomes, haverá pelo menos uma letra que será a inicial de mais de um nome.

Este princípio, embora de enunciado simples, pode ser utilizado para resolver muitos problemas. Vejamos outro exemplo:

Qual a quantidade mínima de pessoas necessária em um grupo para que, com certeza, existam pelo menos duas pessoas que façam aniversário no mesmo mês?

A resposta é 13 pessoas. De fato, ao pensarmos nos 12 meses como 12 casas e nas pessoas como os pombos que precisam ser alocados nas casas (de acordo com o mês em que fazem aniversário), segue pelo Princípio da Casa dos Pombos, que haverá ao menos um mês com duas pessoas celebrando o aniversário no mesmo mês.

Este princípio também pode ser utilizado para resolver problemas essencialmente matemáticos como, por exemplo, para provar que:

Considerando um quadrado cujo lado mede 2 u.c. (unidades de comprimento), dados 5 pontos quaisquer sobre a superfície deste quadrado, certamente existirá dois destes pontos que estarão a uma distância de no máximo raiz quadrada de 2.

De fato, podemos dividir o quadrado original em quatro quadrados cujos lados medem 1 u.c., conforme é mostrado na Figura 1 abaixo.

quadrado

Figura 1: Representação geométrica do problema.
Fonte: Próprios autores.

Pensando agora nos quatro quadrados como quatro casas e nos 5 pontos na superfície do quadrado original como pombos postos nas quatro casas, pelo Princípio da Casa dos Pombos, haverá ao menos um quadrado cujo lado mede 1 u.c. em que existirá dois pontos. Mas a distância máxima entre dois pontos sobre a superfície deste quadrado é dada pela medida de comprimento da diagonal, que é $d=\sqrt{1^2+1^2}$ $=\sqrt{2}$ u.c.

Portanto, este princípio pode ser aplicado em várias situações que envolvem raciocínio lógico-matemático. Pense em outros problemas que possam ser resolvidos através deste princípio e proponha divertidos desafios aos seus amigos!

Última modificação em Terça, 29 Novembro 2022 17:01