Novembro 2022

Novembro 2022 (5)

Será que se as abelhas sumissem do planeta apenas a produção de mel seria afetada? Para responder esta dúvida de um leitor, convidei os biólogos Fernanda e Bruno para me auxiliarem com esta questão.

Por Fernanda Nunes Cabral (fernanda.cabral@ifmg.edu.br) e Bruno Sampaio Amorim

As previsões de um desaparecimento em massa das abelhas significaria que teríamos dificuldade em produzir comida. Animais que também se alimentam de...

Por Daiane Ribeiro Ferreira; Maria Angela Rodrigues; Maryá Cristina Carvalho Tavares; Sílvia Letícia Cupertino dos Santos (silvia.leticia@ifmg.edu.br); Thiago Rerbert Silva Oliveira.

A tecnologia é algo indissociável da sociedade atual. O uso constante de aparelhos digitais e o acesso à internet configuram a realidade da maioria das pessoas, inclusive estudantes. Tal contexto reflete no comportamento dos jovens, a forma como se...

Por Letícia Alves da Silva (leticia.alves@ifmg.edu.br); Marcos Alves de Farias; Samuel Leandro Fonseca Amaral; Wesley Isidoro de Paula.

Existem afirmações que, embora pareçam triviais, nos levam a conclusões bastante interessantes. Neste texto, discorreremos sobre uma delas.

Comecemos com algumas perguntas. Qual é a letra inicial do seu nome? Na sua sala de aula há (ou havia - caso já ten...

Olá caros leitores!

Neste texto responderemos a uma pergunta enviada pelo Patrick, que quer saber se existe alguma relação entre o sabor doce do vinho com o seu teor alcoólico. Para nos ajudar a responder, eu convidei o estimado professor Ricardo Monteiro do IFMG - Bambuí!

Qual a relação entre o teor alcoólico de um vinho e o seu sabor doce?

V...			
			
						<div class= #JACK RESPONDE

Leia mais ...

Por Francielle Louise Jesus de Paula e Profa Meryene de Carvalho Teixeira (meryene.carvalho@ifmg.edu.br)

Já pensou em aprender química orgânica por meio de jogos? Isso já é uma realidade em nosso Campus! O uso de jogos em salas de aula tem demonstrado resultados significativos no processo de construção do conhecimento. Assim, o termo Gamificação abriu espaços para estratégias pedagógica...