Julho 2021

Julho 2021 (4)

Olá pessoal,

Hoje responderei uma pergunta, dentre muitas enviadas pela nossa estimada leitora Lara Soares, que quer saber: quanto tempo vive uma borboleta. 

Para responder, eu pedi auxílio do meu amigo Gabriel de Castro Jacques, que é professor de Zoologia do IFMG - Campus Bambuí.

Quanto tempo vive uma borboleta?

Por Gabriel de Cast...

Por Valter de Mesquita (valter.mesquita@ifmg.edu.br)

Você sabia que existe um tipo de economia baseada na solidariedade das pessoas? Mesmo dentro de uma economia capitalista, existem pessoas formando grupos para produzir, comprar e vender através da cooperação e ajuda mútua! 

São organizações de pessoas com objetivos sociais e econômicos comuns, que se agrupam e atuam no mercado, consumindo...

Por Gabriel de Castro Jacques (gabriel.jacques@ifmg.edu.br)

As vespas são insetos pertencentes a Ordem Hymenoptera, a mesma das formigas e abelhas, e Família Vespidae, podendo ser solitárias ou eussociais. A eussocialidade se caracteriza por apresentar cuidado cooperativo com a prole, sobreposição de gerações no mesmo ninho e divisão de trabalho (reprodutores e operárias).

As ves...

Olá pessoal,

Inicio a minha seção respondendo as dúvidas dos meus queridos leitores! Recentemente o Eduardo Pereira Jacques, de Pará de Minas (MG) me perguntou sobre os efeitos colaterais de cada vacina contra COVID-19 e se há algum perigo. Para responder sobre este tema atual, eu pedi auxílio para a minha amiga Amanda Soriano Araújo Barezani, médica veterinária, bióloga e professora de Imunologia do IFMG Campus Bambuí, para me aj...