Quinta, 19 Mai 2022 11:30

Efeito da pandemia de COVID-19 sobre hábitos e percepções alimentares: um estudo com brasileiros

Ilustração de supermercado com diversos alimentos e dois clientes Ilustração de supermercado com diversos alimentos e dois clientes Fonte: dos autores

Por Profa. Jéssica Ferreira Rodrigues (jessica.rodrigues@ifmg.edu.br), Marcus Túlio Cunha dos Santos Filho, Lorena Eduarda Aparecida de Oliveira, Ingrid Brandemburg Siman e Alessandra de Fátima Barcelos

A pandemia de COVID-19 impôs uma série de mudanças no cotidiano da população e medidas de contenção foram tomadas por diferentes países ao redor do mundo. Os cidadãos foram obrigados a ficar em quarentena, afetando seus hábitos de consumo alimentar e o setor de alimentação. Neste contexto, é importante descrever as consequências da COVID-19 nos hábitos de consumo alimentar principalmente no contexto de países em desenvolvimento, como o Brasil.

Assim, o projeto de pesquisa "ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO CONSUMO DE ALIMENTOS PELOS BRASILEIROS" foi desenvolvido sob a coordenação da professora Jéssica Ferreira Rodrigues do IFMG - Campus Bambuí em parceria com pesquisadores de outras instituições e alunos do curso de Engenharia de Alimentos. O intuito do trabalho é apresentar uma análise dos primeiros impactos da pandemia nas atitudes e percepções dos brasileiros com relação ao consumo e compra de alimentos.

Neste estudo foram avaliados os hábitos e percepções de consumo dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19, destacando as mudanças no consumo alimentar e seleção de produtos alimentícios. As percepções dos consumidores sobre questões relacionadas à segurança de alimentos e marketing de alimentos também foram avaliadas através de uma pesquisa on-line.

Os brasileiros indicaram que o contexto da pandemia de COVID-19 (avaliado em maio de 2020) alterou seu consumo e compra de alimentos. Os entrevistados afirmaram que passaram a comer e comprar uma quantidade maior de alimentos, e indicaram uma percepção de uma alimentação menos saudável, principalmente por parte das mulheres. Por outro lado, preparações caseiras e os alimentos frescos foram priorizados neste período. Além disso, os consumidores indicaram que reduziram suas idas aos mercados e que usaram com maior frequência os serviços de entrega e plataformas de compras.

Produtos básicos de origem animal, vegetal e de panificação foram mais consumidos nesse período, além de produtos com embalagens econômicas. Os brasileiros também indicaram que estão mais preocupados com a segurança de alimentos e as práticas de higiene. No entanto, o estudo destacou a importância da criação de medidas que garantam a oferta de alimentos e a conscientização do consumidor pelos órgãos governamentais, a fim de garantir a segurança de alimentos no país durante a pandemia.

Mais detalhes deste estudo podem ser conferidas no artigo Effect of the COVID-19 pandemic on food habits and perceptions: A study with Brazilians, disponível em: link do artigo.

Os pesquisadores ressaltam ainda a importância de outros estudos avaliando o efeito da pandemia, em suas diferentes fases, no comportamento alimentar dos brasileiros, bem como seus efeitos no setor alimentício.

Última modificação em Quinta, 19 Mai 2022 11:57

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.