Amaciante de carne: como e qual usar?
Por Mateus Vinícius Carvalho Simões; Maria Luíza Castro Santana Pereira; Amanda Camilo Graciano (amanda.graciano@ifmg.edu.br); Clara Suprani Marques
O final de semana chegou e deu aquela vontade de preparar um delicioso churrasco e chamar os amigos, mas a carne não é nobre e precisa ser amaciada. E agora? Como preparar uma carne mais macia, e qual amaciante utilizar? Aqui você irá descobrir como manusear estes ingredientes e arrasar no churrasco.
Sabemos que um churrasco de qualidade é aquele, em que a carne é macia e suculenta. E hoje em dia, muitas pessoas tem utilizado amaciantes para contribuir para uma textura mais macia da carne.
Você deve estar se perguntando, o que são amaciantes de carnes? São ingredientes que irão nos auxiliar a obter um corte cárneo de consistência bem agradável. São utilizados em peças mais fibrosas, com mais nervos e gordura com o intuito de deixar a carne mais amaciada.
A carne é composta de fibras musculares formadas por diferentes proteínas e, dependendo da organização dessas fibras, a característica da carne irá mudar, podendo ser mais macia ou mais rígida. A maneira como essas fibras se organizam dependerá de diversos fatores do animal, como a idade e a forma de criação do animal (preso ou solto, por exemplo).
Se você escolheu aquela carne de segunda, mais dura, que fica em regiões do corpo do animal em que há mais movimento, ou seja, em que o músculo trabalha mais, é possível utilizar um amaciante de carne. Este ingrediente, são enzimas proteolíticas (especializadas em quebrar as proteínas) que, ao entrar em contato com uma das proteínas presentes na carne, causa uma reação que quebra as ligações entre as moléculas. Essa quebra de ligações é o que deixa a carne mais macia e fácil de trabalhar.
Atualmente, existem tanto os amaciantes naturais quanto os sintéticos. Os naturais são geralmente enzimas derivadas de plantas, como a papaína (mamão), bromelina (abacaxi) e ficina (figo). Os sintéticos têm a mesma propriedade que os naturais, porém em sua composição há aditivos para dar cor e sabor, utilizados para realçar mais as características da carne e deixar o churrasco ainda mais saboroso.
Mas como utilizá-los? Para utilizar o amaciante industrial, basta colocar a quantidade indicada no rótulo do produto e temperar a carne normalmente e deixar agir na carne por 30 minutos. Ao contrário do industrializado, o amaciante natural não precisa de 30 minutos de descanso, bastando apenas 10 minutos marinando com o preparo do amaciante natural para a carne estar pronta para ser usada.
Durante o cozimento, o amaciante continuará atuando sobre as fibras da carne, quebrando as ligações existentes para que possamos obter uma carne bem macia e suculenta. Estes amaciantes industrializados apresentam vantagens de serem facilmente encontrados e de custo relativamente baixo.
Já os naturais são muito mais fortes e bastam alguns minutos para que façam seu trabalho. Para isso, você pode deixar a carne marinando por 10 a 15 minutos em suco de abacaxi, mamão verde, figo ou até mesmo limão e vinagre. Posteriormente, retire da marinada e prepare como de costume, tendo assim um alimento natural, macio e mais saboroso.
Portanto, o ideal seria fazer o uso de amaciantes naturais, uma vez que o alto nível de enzimas nas frutas contribui significativamente para o sabor e maciez da carne, além de ter um preço mais em conta e ser saudável, diferentemente dos industrializados que há maior quantidade de aditivos químicos que a longo prazo podem comprometer a saúde dos consumidores.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.