Sexta, 19 Mai 2023 04:57

Programa de extensão: Respeita o bicho!

Figura 1: Logotipo desenvolvido para o programa de extensão. Figura 1: Logotipo desenvolvido para o programa de extensão. Autores

Por Jenny Smith Bajur Reis (jennysmithbr1@gmail.com), Isabela Leite Ferreira, Vitória Fernanda Gomes Timóteo, Camila Cristina Silva, Joana Zafalon Ferreira (joana.zafalon@ifmg.edu.br).

Em 2021, segundo o censo pet do Instituto PET Brasil, temos uma população de 149,6 milhões de animais como cães, gatos, peixes etc, um aumento de 4% em relação ao censo de 2020. Infelizmente este número é acompanhado de muitos casos de abandono. Segundo a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA - World Society for the Protection of Animals), a estimativa é que 75% dos cães de todo o mundo vivem nas ruas e sem os cuidados necessários. Esta é uma importante falha da sociedade, podendo acarretar em problemas para a saúde pública e bem-estar animal.

Além do abandono, pode-se observar com frequência outras ações de maus-tratos aos animais que muitas vezes ocorrem devido à falta de conhecimento e conscientização da população sobre as responsabilidades que precisam ser assumidas frente à adoção de um animal. As principais responsabilidades estão relacionadas ao respeito das liberdades que todo animal precisa no que se refere às suas necessidades nutricionais, ambientais, comportamentais, psicológicas e condições de saúde.

Diante do exposto, o programa “Respeita o bicho!” teve início no ano de 2020 com o objetivo de conscientizar crianças do Ensino Fundamental I sobre bem-estar e guarda responsável de animais de diferentes espécies e funções na sociedade, por meio de histórias em quadrinhos, vídeos e jogos desenvolvidos pelas participantes deste programa. A equipe é composta pelas autoras deste texto e contou com a colaboração da aluna Vanessa Aparecida da Silva e das professoras Cândice Mara Bertonha, alunas e docentes do curso de medicina veterinária do IFMG, e Karina Yukie Hirata, atualmente docente da UFJF.

As ações têm o objetivo de estimular o raciocínio, criatividade e principalmente a educação diante dos temas de bem-estar e guarda responsável de animais, ressaltando que as crianças são um importante meio de disseminação de informações para os familiares e a sociedade que as rodeia. Além disso, com as informações adequadas, as crianças poderão se tornar adultos mais responsáveis.

Em 2022 o programa aconteceu em duas escolas do município de Bambuí: Escola Municipal Açudinhos (zona rural à 48 km do município de Bambuí) e Escola Municipal Dulcinéia Gomes Torres (Figura 2). O programa conta com 15 histórias, cada uma traz uma temática diferente e são abordados assuntos como abandono de animais, o cavalo de carroceiro, aves em gaiolas, contrabando de animais silvestres e exóticos entre outros, todos de forma lúdica com desenhos e personagens criados especialmente para as histórias com uma linguagem infantil e de fácil compreensão.

É possível acompanhar as atividades do nosso programa pelo nosso perfil na rede social Instagram®: @respeitaobicho_ifmg.

Respeita o bicho Easy

Figura 2: Exibição de vídeos nas escolas Municipais Dulcinéia Gomes Torres e Açudinhos.
Fonte: Autores

Nota: Destacamos a atuação da professora Karina e deixamos nosso profundo agradecimento por toda dedicação e empenho no desenvolvimento de nossas atividades.

Última modificação em Sexta, 19 Mai 2023 05:14

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.